Invasão da faixa do VLT em Santos já rende multa e sete pontos na CNH
20/05/2026
(Foto: Reprodução) CET-Santos passa a multar motoristas que invadirem os trilhos do VLT
Motoristas e motociclistas flagrados trafegando pela faixa exclusiva do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em Santos (SP), já estão sujeitos a multa de R$ 293,47 e à perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por se tratar de infração gravíssima prevista no Código de Trânsito Brasileiro.
Segundo a Prefeitura de Santos, a regra começou a ser aplicada na última segunda-feira (18) e vale para todo o trajeto do transporte ferroviário.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que, apesar da sinalização ao longo do percurso, foram registradas irregularidades no uso da via exclusiva. A fiscalização segue em andamento para orientar motoristas durante o começo da operação integral do VLT.
Regra passa a valer a a partir desta segunda-feira (18), em Santos.
Silvio Luiz/AT
O segundo trecho do VLT funciona diariamente, das 5h30 às 23h30, atendendo pontos estratégicos da região central, como o Poupatempo, universidades, Mercado Municipal, áreas comerciais e o Terminal Valongo.
Estacionamento proibido
Outra mudança é o estacionamento sobre os trilhos. Antes permitido das 8h às 16h, agora está proibido 24 horas por dia em todo o percurso.
De acordo com a BR Mobilidade, a tarifa gratuita será mantida até a conclusão da instalação das portas de plataforma, prevista para o segundo semestre de 2026.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos