Adolescente esfaqueado por colega em escola particular de Ribeirão Preto, SP, passou por cirurgia e quadro é estável
22/08/2026
(Foto: Reprodução) Adolescente esfaqueado por colega em escola continua internado em Ribeirão Preto, SP
O adolescente de 13 anos que foi esfaqueado por um colega dentro do Colégio Itamarati na tarde de sexta-feira (21), em Ribeirão Preto (SP), passou por cirurgia e permanece internado em um hospital particular da cidade.
Segundo a unidade de saúde, ele sofreu uma perfuração no pulmão, mas apresenta quadro clínico estável. Ele não tem previsão de alta.
De acordo com a Polícia Militar, o estudante foi atingido por uma faca de serra de 11 centímetros, que ficou alojada nas costas dele. O adolescente foi socorrido consciente e levado para o hospital.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
O adolescente de 14 anos suspeito da agressão prestou depoimento à Polícia Civil hora após o ataque e afirmou que vinha sendo alvo de bullying por parte de colegas em um grupo de WhatsApp antes de reagir.
O caso foi registrado como ato infracional análogo à tentativa de homicídio. A Polícia Civil pediu o recolhimento do adolescente à Fundação Casa, mas o Juizado da Infância e Juventude decidiu que ele responderá em liberdade.
Fachada do Colégio Itamarati em Ribeirão Preto (SP)
Reprodução/EPTV
Facada em escola
Os dois estudam na mesma sala e o caso aconteceu na manhã de sexta-feira, na hora do intervalo, no pátio do Colégio Itamarati, no Jardim Irajá, na Zona Sul de Ribeirão Preto.
Ainda de acordo com a polícia, o estudante que agrediu o colega entrou em uma área da cozinha da escola à qual os alunos não têm acesso e pegou a faca.
LEIA TAMBÉM
Aluno é esfaqueado por colega dentro de colégio na Zona Sul de Ribeirão Preto
Aluno diz à polícia que sofreu bullying antes de dar facada no colega em escola particular da Zona Sul de Ribeirão Preto
Em comunicado enviado às famílias dos estudantes, a direção da escola confirmou que houve uma agressão entre os dois alunos e informou que agiu imediatamente para conter a situação e acionar o atendimento médico. As atividades letivas do período da tarde foram suspensas na sexta-feira.
A perícia foi acionada e esteve no local. As circunstâncias da agressão, incluindo a origem da faca e a motivação do adolescente, serão investigadas pela Polícia Civil.
Aluno é esfaqueado por colega durante intervalo em escola particular de Ribeirão Preto, SP
Eudis Filho/ CBN Ribeirão
Defesa diz que adolescente reagiu após bullying
Segundo o advogado Daniel Rondi, que representa o adolescente, ele tem transtorno do espectro autista (TEA) e alegou que utilizou uma faca encontrada na escola para se defender de agressões e humilhações dos colegas.
"Adolescente não comete crime, é um ato infracional, mas é um ato infracional de ocasião. Esse menino vinha sofrendo várias agressões psicológicas, verbais", disse.
Em nota, o Colégio Itamarati informou que não houve registro ou notificação prévia de episódios de bullying envolvendo o estudante.
"A escola reitera que mantém um programa permanente de prevenção ao bullying e à não violência, pautado pela convivência ética e escuta ativa, e segue colaborando com as apurações e autoridades competentes".
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região